sábado, 22 de agosto de 2009

“Rins v mini- eclairs * Profiteroles * Massa de choux

Depois de alguma ausência, férias e uns assuntos pessoais estou de volta a este cantinho.

Fiz várias receitas durante este tempo, que depois vou postar aqui…

Entretanto aqui vai uma receitinha maravilhosa e fácil de fazer.

Fiz rigorosamente como vi aqui e saíram super bem!

eclairs

Ingredientes:

- 110 g de manteiga;

- 25 cl água;

- 1 colher (sopa) açúcar;

- 1 pitada de sal;

- 140 g de farinha;

- 3 ovos;

- açúcar em pérola.

Preparação:

“Pré-aqueça o forno (eu ponho a 180º e assim deixo ficar; na receita original recomendam aquecê-lo a 210º e depois diminuir para 180º logo que se coloque o tabuleiro).

Aqueça a manteiga, a água, o açúcar e o sal numa panela. Logo que a manteiga derreta, retire do lume e junte a farinha de uma só vez e continue a bater com vara de arames ou colher de pau até que a massa se despegue das paredes da panela. Incorpore então os ovos, um a um e bata bem entre cada adição.

Num tabuleiro coloque papel vegetal anti-aderente e disponha pequenas quantidades de massa (com a ajuda do dispara biscoitos), afastando-os entre si e polvilhe com o açúcar em pérola. Vai ao forno cerca de 25/30 minutos e um truque que é recomendado e que terá  a sua razão de ser: com a ajuda de uma colher de pau ajude a manter entreaberta a porta do forno e assim cozem as(os?) choux,a  fim de libertar a humidade.Receita do livro “Douceurs d’antan” de Marie Leteuré.”

Cobertura:

Para os profiteroles, cobri com riscas de chocolate e depois abri-os e coloquei gelado e pedaços de manga.

Creme de pasteleiro:

Para os mini-rins (como se chamam na minha terra). coloquei creme de pasteleiro .Só fiz 1/4 da receita, pois eles são pequenos e não precisam de muito creme.

    • 1/2 l de leite (125 ml)

    • 160 g de açúcar (40 g)

    • 15 g de açúcar baunilhado (não usei)

    • 1 pitada de sal

    • 4 gemas de ovo (1 avo)

    • 40 g de maizena (10 g )

    • casca de  limão

Ferver o leite com o açucar o sal e uma pitada de sal. Entretanto bata as gemas com um bocadinho de leite e depois junte a maizena. Quando estiver a ferver o leite coloque um pouco nas gemas e depois devagarinho junte o preparado das gemas ao leite quente, mexa até  engrossar.

Ficaram óptimos, o mini cá de casa adorou estes bolinhos!

13 comentários:

conceicao disse...

Eclais são tão bons. Ficaram lindos!

Luisa Alexandra disse...

Que óptimo aspecto, provava agora um de cada de boa vontade!!!

ameixa seca disse...

Eu nem me atrevo a fazer e adoro eclairs :) O meu forno não é regulável, com muita pena minha!

Unknown disse...

Amassa choux é algo que me encanta...agora tenho uma bimby e vou fazer de certeza. Jinhos doces e óptima semana.

SoraiaSilva disse...

Uiii... tanta coisa boa!!!
Perdia-me já :D
Gosto taaaaaaaaaanto de éclairs e profiteroles!!
Beijinhos*

argas disse...

Lindos! Adoro!

Unknown disse...

Q lindos...

Paladares de Festa disse...

Em primeiro lugar...
Bem vinda! O teu cantinho também levou uma lufada de ar com as férias e o descanso, está muito giro...Parabéns!
Já fiz choux, mas a versão eclairs ainda não (que vai dar ao mesmo), estão fantásticos!

Beijoquinhas
Sónia

moranguita disse...

bem vinda linda
estou uma maravilha.
beijinhos

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Adorei esta receita.. e o blog também ;)
beijinhos (*-*)

Isabel Pisoeiro disse...

Ai que bolinhos tão bons!! Ficaram espectaculares, parabéns!!
Posso provar um de cada?? hehe :p
Olha gostava de ver a tua Olla, se quiseres manda-me por email para isabel_pisoeiro@hotmail.com
Obrigada e beijinhos!

Cristina disse...

Ena, a tua cozinha virou pastelaria profissiona!!! Estão um mimo, adoraria provar um de cada!

Sónia disse...

Eu adoro profiteroles e ja fiz uma vez em casa e congelei
Os teus estão lindos!!!
Parabéns!!!

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin