segunda-feira, 24 de março de 2008

Brioche de Iogurte


Agora com a Páscoa à porta fiz este brioche delicioso, é tipo pão doce , folar.
O que quiserem chamar.

Ingredientes:
- 2 iogurtes naturais
- 1 ovo (o meu tinha 2 gemas
- 100g de açúcar
- 1/2 colher de café sal
- 500g de farinha sem fermento
- 50g de manteiga a temperatura ambiente e cortadas aos quadradinhos
- 22g de fermento padeiro (eu coloquei um pacotinho de fermento Vahiné)
- Açúcar em pérolas ou amêndoa laminada para a decoração

Preparação:
Colocar os ingredientes pela ordem apresentada na maquina de pão.
Programar a maquina para massa (portanto sem a parte da cozedura). Na minha é o nº 8.
Uma vez o programa terminado retirar a massa da máquina com as mãos enfarinhadas e dar a forma desejada a brioche. Como rendeu bastante fiz 3 bolinhas que coloquei numa forma de bolo inglês e outra uma trança mas pode-se dar o formato que quiser.
Deixar levedar mais 45mn. Eu coloquei a no micro ondas depois de ter feito ferver uma chávena de água. O calor e a humidade que lá ficam é óptima para que as massas levedem melhor e mais rapidamente;)
Findo esse tempo, pincelar a brioche com ovo batido com uma pinguinha de agua. Polvilhar com amêndoas laminadas e/ou com açúcar.
Levar a cozer em forno pré-aquecido (o meu coloquei a 180º) até ficar lourinha. Bastam 10 a 15 minutos. Ela coze muito rápidamente.
Descuidei-me e ficou um pouco tostada.

Nem imaginam o sabor deste Brioche. Adorei com manteiga com geleia com queijo.
O Filhote e o pai também gostaram imenso.

Se poder faço-a 1x por semana. Mas metade da receita.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez o aspecto é óptimo, devia de estar delicioso mesmo! jokas para o Dinis (há bocadinho escrevi com Z sorry!) beijokinhasss

LinkWithin

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin